Erros comuns que todo artista iniciante comete e como resolvê-los
Desenhar é libertador! Porém, muitos iniciantes enfrentam desafios que frustram sua jornada artística. Neste post, vamos explorar os erros comuns que todo iniciante em desenho costuma cometer e, mais importante, como evitá-los para aprimorar suas habilidades.


Falta de Prática e Paciência
O principal erro que os artistas iniciantes cometem é a impaciência na hora de desenhar. Seja na hora de desenhar ou em relação ao progresso geral nas artes, muitas pessoas esperam resultados perfeitos logo ao começar, o que nunca irá acontecer. Lembrar que o desenho é uma habilidade que se desenvolve ao longo do tempo pode ser a chave para evitar essa frustração. Portanto, reserve um tempo diário para praticar. Mesmo que sejam apenas 30 minutos por dia, a prática constante fará uma grande diferença.
Marque um calendário, defina metas e se mantenha motivado!
Falta de Planejamento
Com a falta de paciência, vem a falta de planejamento. Além de sermos impacientes, não fazemos um planejamento antes de começar a desenhar. Não planejar o direcionamento das suas artes vai acabar com o seu tempo, uma vez que etapas serão puladas e mal executadas, gerando a necessidade de refazê-las várias e várias vezes. Um exemplo muito comum é o de apressar uma das principais etapas do desenho, as miniaturas. Essa etapa é fundamental para gerar interesse e composição na imagem, quando pulamos essa etapa, a primeira "solução" que vem em mente é a de "resolver no render", o que nunca funciona.
Trabalhe sua paciência e planeje suas artes com calma, dando o dobro de tempo que você imaginaria ser necessário, mesmo que demore uma semana (ou um mês) para produzir aquela grande peça de portfólio.
Desenhar com muito Zoom
A mais clara e nítida falta que o iniciante no mundo das artes digitais comete é a de desenhar com muito zoom. Pessoalmente, vejo isso todos os dias: pessoas que desenham parte por parte, com o máximo de zoom possível. Essa prática indica a presença do erro antes, a falta de planejamento. Isso impossibilita enxergar o desenho como uma peça inteira e faz com que a arte fique inconsistente, com áreas muito detalhadas (e tortas) e outras sem informação nenhuma, desproporcionais. Quando desenhamos, buscamos o equilíbrio e a harmonia geral da peça.
Acontece que os grandes mestres do desenho e da pintura desenhavam com certa distância da sua tela, fazendo cada pincelada ser intencional e certeira. Eles não costumavam colocar tantos detalhes em suas obras, não como fazemos hoje, o que se encaixa no próximo grande erro.
Obsessão por Detalhes
A obsessão por detalhes desde o começo da ilustração, e até no final, assim como os outros erros consumirá o todo seu tempo e esforço em etapas que exigiam uma execução dinâmica e veloz das ideias. Os artistas iniciantes muitas vezes sentem a necessidade de tornar suas obras extremamente detalhadas, acreditando que é a quantidade de detalhes que vai fazer da sua arte algo incrível, e acabam se perdendo na complexidade, nos valores e contrastes excessivos e na péssima leitura da peça. Em vez disso, é melhor focar nas formas básicas e nas proporções corretas (desenhando de longe, com pouco zoom).
Nessa obra, o autor não precisou colocar detalhes minuciosos para dar a sensação de preenchimento e volume. Ao contrário, com poucas pinceladas definiu os materiais e as formas com precisão e intenção. Tente desenhar formas simples antes de passar para os detalhes. Use guias para ajudar em proporções, e lembre-se: um bom desenho começa com uma boa base!
Não dominar Luz, Sombra e Formas
A luz, a sombra e o modo como afetam a forma desempenham um papel crucial na criação de profundidade e realismo nos desenhos. Muitos iniciantes não estudam esses fundamentos e acabam criando desenhos planos e sem vida. Dedique-se a estudar como a luz afeta as formas e experimente diferentes técnicas de sombreamento. Isso não só tornará seus desenhos mais envolventes, mas também ajudará a desenvolver sua observação e compreensão sobre o mundo ao seu redor.
Comparações Negativas com Outros Artistas
É natural olhar para o trabalho de outros artistas e se comparar. No entanto, essa prática pode ser bastante prejudicial, especialmente para iniciantes. Cada artista tem seu próprio caminho e estilo, e focar na diferença muitas vezes pode levar à desmotivação. Em vez disso, inspire-se em outros, aprenda com eles, mas lembre-se sempre de celebrar suas próprias conquistas. Se compare com quem você era ontem, não com outros artistas: eles também passaram por essa fase de aprendizado.
Levei cerca de sete anos para sair desse nível de arte (direita) para conseguir produzir artes melhores e mais consistentes com facilidade. (esquerda)
Desenhar não precisa ser difícil (e não é)
Cometer erros é uma parte importante do aprendizado no desenho. Em vez de se desanimar, aprenda com esses erros e use-os como trampolins para melhorar suas habilidades. Ao evitar os erros comuns mencionados, como a falta de prática, obsessão por detalhes, desconsideração das sombras e comparações negativas, você poderá se tornar um artista mais confiante e habilidoso. Desenho é uma jornada, e o mais importante é aproveitar cada momento dela!
Se você procura ajuda para melhorar os seus desenhos, clique no botão abaixo e faça parte da próxima turma de artistas que desenham com Liberdade Criativa.







