Como 15 minutos podem fazer a diferença no seu desenho

Entenda o porquê da prática diária do desenho ser tão necessária. Aprenda um caminho seguro e rápido para desenhar todos os dias mesmo que tenha o tempo apertado.

Gabriel Teles

8/18/20254 min ler

Invista 15 minutos no seu futuro como artista

Se tem uma coisa que me travou muito no começo da minha jornada foi achar que precisava de horas e horas disponíveis para conseguir evoluir no desenho. Acontece que esse sentimento me sabotava e, de repente, vinha o pensamento: “Hoje não vou desenhar, não tenho tempo suficiente para estudar direito.”

A grande virada de chave aconteceu quando descobri que 15 minutos todos os dias já eram mais valiosos do que 3 horas contínuas no fim de semana.

O segredo está em na qualidade do estudo e não na quantidade de horas somadas. Nesse artigo, quero compartilhar com você como transformar apenas um quarto de hora em um investimento para o seu futuro como artista.

Por que 15 minutos funcionam

Vamos imaginar dois artistas iniciantes, sendo que um deles foi contratado para trabalhar num ateliê de artes organizando os materiais velhos e sujos. O outro artista trabalha num local comum e, quando chega o sábado, estuda o dia inteiro.

A pergunta que flutua em nossa cabeça é: qual dos dois artistas irá evoluir mais rápido?

Particularmente, acredito que aquele que trabalha no ateliê. Pelo simples motivo de estar exposto ao conteúdo diário. De tanto conviver com os pincéis, quadros, materiais, nomes e conceitos, mesmo sem ter um cargo de alto nível, o simples contato diário com essa realidade vai fazê-lo aprender algo novo todos os dias.

Enquanto o artista que estuda muito nos finais de semana se prende ao conteúdo estudado daquele sábado, e nós não somos muito bons em reter uma informação em um curto período de tempo.

Mantenha a consistência

O que realmente faz diferença é manter a frequência, mesmo desenhando um pouquinho em dias corridos.

Tenho certeza de que haverão dias em que sua única vontade será de 'se presentear' com um momento de descanso, afinal," você merece", não é mesmo?

Hoje você merece, amanhã também, depois mais ainda... E ai chegou sexta de noite, hora de curtir o fim de semana. De repente é segunda, a semana passou, você não desenhou nada e está pronto para recomeçar esse ciclo do fracasso.

Não caia nessa. Pegue seu Sketchbook agora mesmo e desenhe. Só depende de você.

Como estudar desenho todos os dias?

Agora que está completamente motivado e decidido de que irá começar a desenhar TODOS OS DIAS (não é?!) aqui vai algumas estratégias que eu uso:

  • Defina um horário fixo para praticar o desenho, seja logo após acordar, antes de dormir, durante o café ou depois do almoço, o importante é criar essa rotina de se direcionar ao local de desenho. Mesmo que para passar os 15 minutos rabiscando a folha, a somatória dos dias te fará vencer no longo prazo.

  • Deixe o material sempre à mão. Um sketchbook pequeno com uma caneta ou lapiseira, um app de desenho no tablet ou iPad podem funcionar muito bem.

  • Organize o seu espaço para não cair na procrastinação; Quem nunca deu essa desculpa de arrumar o quarto justo na hora de desenhar, né? Então deixe tudo limpo e organizado para, assim que der o horário, sentar e começar a desenhar.

  • Planeje o que irá desenhar. Caso a sua luta seja contra o tempo, tire uma hora do fim de semana para planejar o que vai desenhar dentro desses 15 minutos diários. Um dia para o esboço, outro para a lineart... e seu desenho estará pronto.

💡 Dica pessoal: use um cronômetro. Assim, não ficava ansioso com o tempo — quando atingir os 15 minutos, pare com a mesma tranquilidade de quem acabou de comprar uma ação que pagará dividendos no futuro.

Se eu tivesse apenas 15 minutos para estudar desenho, faria isso.

Aplicar todas essas dicas, todos os dias, com certeza vai te levar para outro patamar no mundo do desenho. Porém, existe uma coisa, e só uma coisa, que pode realmente alavancar a sua jornada no desenho.

Acertou quem disse Fundamentos do Desenho. Quando se tem o domínio básico dos fundamentos, você passa a desenhar com mais intenção e precisão, sem gastar tempo com coisas bobas e sem necessidade (tipo aquele detalhe do olho que ninguém vai ver).

Se eu tivesse que começar hoje, com apenas 15 minutos, sem dúvidas aprenderia quais são os fundamentos do desenho.

Leia esse artigo sobre os Fundamentos do Desenho

Conclusão

Treinar desenho em apenas 15 minutos por dia é possível, realista e extremamente eficiente.
Não subestime a força da constância: é melhor desenhar pouco todos os dias do que muito de vez em quando.

Se você só tem um quarto de hora livre, não encare isso como um problema — encare como a sua arma secreta de evolução.

Como estudar desenho
Como estudar desenho
Sketchbook Tilibra custo benefícioSketchbook Tilibra custo benefício